domingo, 7 de dezembro de 2008

os tipos de fossilização

Como sabes, existem vários tipos de fossilização.
Os principais são:

Mumificação- a mumificação ocorre quando o ser vivo preso em âmbar (resina) ou em gelo. É o tipo de fossilização mais raro de todos. Devido ao âmbar e ao gelo, o sei vivo consegue conservar as partes moles dando-nos assim informações preciosas sobre esse ser.

Moldagem- é o processo mais vulgar que resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo, ou seja, as partes duras do organismo acabam por desaparecer deixando nas rochas as suas marcas ou impressões. 

Recristalização- ocorre um rearranjo da estrutura do ser, como por exemplo a transportaçao da aragonite em calcite.

Carbonificação- dá-se quando há perda de substâncias voláteis, restando apenas uma película de carbono. É mais frequente surgir em restos de seres vivos que contêm quitina, celulose ou queratina. 

Mineralização- o resultado da mineralizaçao é aquiço a que normalmente se chama de petrificação. Enquanto no moldes apenas as superfícies dos seres vivos são reproduzidas, na mineralização o produto final é um fóssil do próprio ser vivo.
Numa mineralização conserva-se, pelo menos vestigialmente, a estrutura interna original do resto do ser vivo fossilizado.

Incrustação- acontece quando as substâncias trazidas pelas águas infiltram no subsolo e se depositam à volta do animal ou planta, revestindo-o. É o que acontece em animais que morrem em cavernas (por exemplo).





1 comentário:

Sala de Ciências CVG disse...

é suposto escreveres com as tuas palavras. Se utilizares texto retirado da net, tens de meter a fonte.